sábado, 26 de fevereiro de 2011

Neta de Baden Powell - Mensagem aos escoteiros brasileiros

Neste vídeo conheceremos a neta de Baden Powell e como todo "Powell", percebemos no olhar o amor ao escotismo.
Neste vídeo ela deixa uma mensagem muito legal para você escoteiro e conta também histórias de seu avô.

Curte ae...

Ciclo da água - muito bacana

Galera, segue um vídeo bem legal explicando o processo do CICLO DA ÁGUA, desde a chuva, filtragem no solo, captação nas estações de tratamento de água e todos os ciclos até chegar em nossa casa.

Nesse vídeo temos como saber também como é o processo de filtragem que falamos muito nas técnicas mateiras.

Pra que Video Game?

Salve pessoal, como é de conhecimento de muitos a prática do escotismo ressalta a vida ao ar livre, brincadeiras e atividades que exigem força, agilidade, raciocínio, destreza, etc...

E postaremos aqui algumas "ferramentas" ou brinquedos que podem ser feitos em casa de uma forma simples e muito divertida. Tenho certeza que a galera vai gostar de brincar e o melhor vão querer fazer eles mesmo.

Segue ae...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Hino dos Escoteiros do Brasil - Versão Rock Roll

Hino dos Escoteiros do Brasil

22.02 - Aniversário de ....

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell

http://www.gebrapa.com.br/Fotos%20historicas%20de%20BP/baden-powell111.jpg(*Londres, 22 de Fevereiro de 1857 — +Nairobi, 8 de Janeiro de 1941) foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do escotismo ou escutismo[1].

Seu pai era o reverendo Baden Powell, professor catedrático em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth. Seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para Nova Jersey (Estados Unidos) mas voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.

Seu pai morreu quando Robert Baden-Powell tinha 4 anos, deixando a sua mãe com sete filhos, dos quais o mais velho não tinha ainda 14 anos. Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.

Em 1870 Baden-Powell (B-P) ingressou na Escola Chaterhouse em Londres com uma bolsa de estudos. Não era um estudante que se destacasse especialmente dos outros, mas era um dos mais vivos.

continuar lendo está matéria - AQUI!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Escoteiros pelo Mundo

Amigos, vejam as ações de nossos irmãos pelo mundo. Suas dificuldades físicas, sociais, financeiras, geográficas são vencidas pela CORAGEM, BRAVURA e FÉ ESCOTEIRA.

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!


           Serra Leoa: http://www.youtube.com/watch?v=RADDCLeUhm8
·         El Salvador: http://www.youtube.com/watch?v=XGWKkkJSwLU
·         África do Sul: http://www.youtube.com/watch?v=a2ZcOryR62Y
·         Burundi: http://www.youtube.com/watch?v=kBNGzmkkLUg
·         Arábia Saudita: http://www.youtube.com/watch?v=Xw6kL5XdulA
·         Filipinas: http://www.youtube.com/watch?v=HXWyTk5qEAY
·         Eslováquia: http://www.youtube.com/watch?v=VlzKJ1zPQU4
·         Projeto Presentes para a Paz (Realizado no Centenário do Escotismo): http://www.youtube.com/watch?v=TVTXrvkZ2ag
·         O Desafio: Projeto Mensageiros da Paz: http://www.youtube.com/watch?v=3N0bVjDLPFE

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Grito da Tropa Escoteira - Zilda Arns

Salve pessoal, a tropa escoteira está a todo vapor, vapor???? vapor nada, eles estão em energia nuclear, rsrsrsrs animadíssimos. E para vocês verem isso segue o primeiro vídeo do grito da tropa escoteira. Méritos para escoteira Thalia - parabéns super escoteira.

Homenagem -




Olá amigos, neste sábado (19/02/11) tivemos a grata visita do Sr. Rui Antonio Ferreira, gestor do Parque Ayrton Senna em nosso grupo escoteiro. Foi um momento muito especial para todos, para o Sr. Rui é uma grande surpresa ver como funciona um grupo escoteiro e seus resultados. E as alegrias não param por ai, o Sr. Rui nos autorizou a colocar um mastro na área onde nos reunimos  e vamos ter o apoio de todas as seções (lobinho, escoteiro e sênior). Sr. Rui também nos disse que teremos uma torneira mais próxima ao grupo, facilitando a encher as garrafas de água. Foi uma grande festa todas essas notícias e em breve receberemos a visita do Sr. Carlos (Secretário Municipal de Esporte) no qual o Sr. Rui nos informou que o secretário está muito interessado em nosso trabalho e resultados.

E para completar toda a festividade foi entregue ao Sr. Rui pela presidente do GE Zilda Arns 33ºMS Evanilda Nunes, o DIPLOMA DE AMIGO ESCOTEIRO pela contribuição, dedicação e carinho prestada ao nosso grupo pelo Sr. Rui, assim como também será homenageado o Sr. Carlos (Secretário Municipal de Esportes)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Neil Armstrong - Escoteiro Astronauta


Neil Alden Armstrong (Wapakoneta, 5 de agosto de 1930) é um ex-astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX e da Humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

Neil Armstrong, quando jovem, foi escoteiro. Em homenagem ao escotismo, ele levou para a Lua e trouxe de volta o distintivo símbolo do Escotismo Mundial. Este distintivo histórico está em exposição permanente no escritório central da Organização Mundial do Movimento Escoteiro em Genebra, Suíça, junto a um certificado assinado pelo próprio Armstrong.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neil_Armstrong

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Atividade - 12.02.11 - Caminhada ao Lago do Amor - Resultdo

Amigos, que jornada bacana realizada neste sábado. A tropa escoteira caminhou 10 km em baixo de um sol escaldante, com bravura, alegria, disposição e fome, pois o tanto de bolo, torta, sanduíches que levaram dava para alimentar todo grupo, rsrsrsrsrsrs

Mas Deus nos contemplou com uma tarde fantástica regados a belas paisagens, um lago refrescante e animais selvagens.

Tropa escoteira PARABÉNS.

MONITORES estou muito satisfeito com postura exemplar, indo a frente com organização, liderança e responsabilidade.

CHEFES ANDREA E MESSIAS E PRESIDENTE EVANILDA, a empolgação, disposição e alegria de vocês, foram o combustível para o sucesso desta jornada.  Parabéns

Aguardo fotos

Ramo Pioneiro

O Princípio da grande jornada

Primeiro o Amarelo, depois o Verde e ao final o Vermelho... A Alcatéia, a Patrulha e por fim o Indivíduo ... e nele todo o Universo ... e a Mágica Suprema de descobrir a Beleza do Servir, a Grandeza do Lema Pioneiro e a Profundidade da Mística Pioneira, síntese de toda a Mística Escoteira.
Como deixarmos de identificar no Pioneirismo a continuidade da Missão de formarmos Homens em sua plenitude?
Como reduzirmos o objetivo desse Ramo ao período de transição de um membro juvenil para uma função de chefia?
Só não entendendo a mensagem de B-P.!
O Fundador nos diz que "Caminho para o Sucesso" foi o livro que lhe deu maior prazer. E por quê? Porque o colocou diretamente em contato com os Jovens Pioneiros, porque permitiu-lhe levar a Mensagem de forma mais direta e madura, ampliando as metáforas e tornando-as mais cristalinas.
Quantas vezes ouvimos: "Os pioneiros são poucos e pouco fazem ..."
Será?... Muitos são os candidatos mas poucos os Eleitos.
No Pioneiro, os primeiros passos sob os Arcos dos Novos Caminhos, no Mestre o apoio ao longo do Caminho, não a condução, pois a escolha é individual e a resposta está dentro de cada um.
Assim, cada clã terá sua própria personalidade, de acordo com as descobertas que fizerem cada um de seus membros e agirá de acordo com a maturidade atingida por seus mestres e seus pioneiros.
E quanto tempo um jovem pode permanecer no Clã: três. cinco anos, até atingir a idade limite? Para alguns, o suficiente para levantar a ponta do véu, para outros, pioneiros ou mestres, nem que tivessem a vida inteira ...
Uma boa reflexão sobre o Pioneirismo mostrará o Ramo como o Princípio da Grande Jornada, não como o fim do adestramento juvenil.
O que fazer então?
Os Mestres devem estabelecer metas pessoais de adestramento para melhor entender o Jovem Pioneiro, para aumentar a integração com o Ramo Sênior e para uma constante adequação do programa pioneiro às características sócio culturais de nossos jovens.
Os Pioneiros devem buscar crescimento constante, assumindo seu papel na sociedade, interagindo intensamente com seus mestres e exercendo em plenitude o Servir Pioneiro.
Ampliando nossa visão, estaremos contribuindo para o crescimento e a consolidação do Ramo Pioneiro no Brasil, servindo aos jovens e exercendo melhor os compromissos assumidos em nossa Promessa Escoteira.
Mestre Renato Araújo da Silva

http://www.escotismo.org.br/html/pioneiro/pioneiro.htm

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um Escoteiro caminha com as próprias pernas - HERÓI CAIO VIANNA MARTINS

Caio Vianna Martins nasceu em Matosinho em 13 de julho de 1923, Minas Gerais, arraial que hoje virou cidade.
Aos seis anos seus pais o matricularam no Grupo Escolar Visconde do Rio das Velhas. Mais tarde mudou-se com a família para Belo Horizonte. Matriculou-se aos oito anos no Grupo Escolar Barão do Rio Branco onde estudou até o quarto ano primário. Estudou também no colégio Arnaldo e Afonso Arinos, onde entrou para o Escotismo. O Grupo era patrocinado pelo educandário. Isso aconteceu em 10 de setembro de 1937. Mais tarde Caio se tornaria Monitor da Patrulha Lobo.
Na noite de 19 de dezembro de 1938 o escoteiro Caio Vianna Martins, aos 15 anos de idade, estava com seu destino traçado, semelhante aos grandes heróis da história.

A Comissão Executiva do Grupo Escoteiro Afonso Arinos, do ginásio do mesmo nome, de Belo Horizonte, ambos hoje inexistentes, organizou uma excursão técnica-cultural a São Paulo. A delegação era formada por 25 membros.
A composição do trem noturno estava formada com 11 vagões, sendo o do meio, 1ª Classe, ocupado pelos escoteiros. A viagem se desenrolava normalmente até que às 2:05 da madrugada do dia 19 de dezembro entre as pequenas estações de Sítio e João Aires, aconteceu o terrível desastre, quando se chocaram o trem noturno que descia, com o trem cargueiro que subia. Muitos vagões descarrilharam, outros engavetaram e alguns se levantaram.
O vagão da frente ao ocupado pelos escoteiros saltou dos trilhos, atravessando para a direita, engavetando-se, partindo-se e tombando sobre o barranco, comprimido para a frente pela pressão dos carro restaurante e leito.
Os escoteiros que resistiram ao impacto das composições reuniram-se em um ponto à direita da estrada. Nesse momento o grupo sentiu falta do Escoteiro Gerson Issa Satuf e do Lobinho Hélio Marcos. Na procura ambos foram encontrados mortos.
Do vagão leito foram retirados colchões e cobertores, usados para abrigarem os sobreviventes. Para uma cabine foram levados os feridos com maior gravidade. Alguns escoteiros trabalharam na confecção de macas com lençóis e paus enquanto os demais, com as tábuas que foram retiradas dos vagões, fizeram uma fogueira para iluminar o local, facilitando o trabalho de salvamento.
Os primeiros socorros chegaram somente às sete horas da manhã (cinco horas após o acidente). Os passageiros feridos, inclusive alguns escoteiros, foram transportados para Barbacena. No desastre morreram 40 pessoas.
 
 ACIMA e ABAIXO, imagens do desastre do Noturno Mineiro, no Natal de 1938, próximo a João Ayres. “Mais de quarenta cadáveres foram enterrados em Barbacena, para onde foram transportadas as vítimas da catastrphe, sendo muito maior o número de feridos. O desastre deu-se em consequencia de um engavetamente de vagons (carros), cheios de passageiros. Estas photografias mostram a que estado ficaram reduzidas as composições attingidas” (O Malho, 29/12/1938).

 
O monitor Caio recebeu forte pancada na região lombar, sofrendo esmagamento das víceras e hemorragia interna. Retirado do vagão pelos companheiros e recolhido ao vagão leito, Caio Martins parecia dar sinais de estar melhor. Pouco depois quando seria levado para Barbacena e notando que um enfermeiro se aproximava com a maca, ele olhou ao redor e viu que havia outros feridos mais necessitados. Encarando o enfermeiro disse: “Não. Há muitos feridos aí. Deixe-me que irei só. Um Escoteiro caminha com as próprias pernas”. Acompanhado dos amigos, seguiu andando, para a cidade. O esforço que fez, porém, foi muito grande. Ao chegar ao hotel deu alguns passos para depois saírem golfadas de sangue de sua boca, em conseqüência da hemorragia interna que sofreu. Levado para a Santa Casa veio a falecer às duas horas do dia 20 na presença de seus pais. Foi sepultado no cemitério de Bonfim, zona norte de Belo Horizonte, junto do Escoteiro Gerson e do Lobinho Hélio Marcos.
* * *
Na noite de 19 de dezembro de 1938, viajava um trem noturno, vindo de Belo Horizonte para o Rio, e entre as estações de Sítio (Antonio Carlos) e a de João Ayres, um cargueiro, que vinha no sentido Rio-BH, chocou-se frontalmente com o noturno, no qual viajavam escoteiros de Belo Horizonte, que rumavam para São Paulo na primeira classe. No acidente, faleceram instantaneamente o Escoteiro Gerson Issa Satuf e o Lobinho Helio Marcos. Então, os escoteiros construíram macas, acenderam fogueiras para facilitar o trabalho noturno de resgate e se mobilizaram para prestar atendimento aos feridos, que foram encaminhados à Santa Casa de Barbacena.
Um dos escoteiros, de 15 anos, era Caio Vianna Martins, que sofreu um trauma na região lombar. Este não parou de trabalhar junto dos demais escoteiros de seu grupo; seus companheiros, percebendo que este não estava bem e vendo que a situação já estava um pouco mais controlada, solicitaram resgate para Caio, que, vendo os feridos, teria proferido as seguintes palavras: ‘Não, não me carreguem na maca, ainda há muitos feridos, um escoteiro caminha com as suas próprias pernas’. Caio caminhou, mas o esforço da lhe foi letal, e com sintomas de forte hemorragia interna, faleceu assistido pelos pais no dia seguinte. Foi sepultado no Cemitério do Bonfim, Zona Norte de Belo Horizonte. Caio Vianna Martins é um símbolo para os escoteiros brasileiros, empresta seu nome à muitas ruas do país e também ao Conjunto Esportivo Estadual de Niterói, aonde o Botafogo costumava mandar seus jogos, o Estádio Caio Martins. Neste acidente, que ocorreu as 2:05, o socorro, vindo de Barbacena, conseguiu chegar ao local somente as 7 da manhã“.

Você sabe o que é BULLYNG?

Bullying[1] é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Mais informações: Clique Aqui

Assista este vídeo para entender melhor:

O ESCOTISMO REPROVA TODA E QUALQUER AÇÃO DE BULLYNG, AQUI TODOS SÃO TRATADOS DE FORMA RESPEITOSA, TANTO OS ADULTOS QUANTOS AS CRIANÇAS.

DENUNCIE QUEM FAZ BULLYNG

Arquivos para Downloads


Amigos, logo abaixo vocês terão acesso a diversos materiais escoteiros, que são necessárias para o funcionamento do grupo quanto as suas aplicações nas tropas:

  • POR - PRINCÍPIOS, ORGANIZAÇÃO & REGRAS;
  • ESTATUTO UNIÃO ESCOTEIRA DO BRASIL;
  • PROJETO EDUCATIVO;
  • DIRETRIZES NACIONAIS PARA GESTÃO DE ADULTOS.
CLIQUE AQUI!

Na página " MATERIAL" logo acima, você encontrará outros sites de grupos contendo arquivos como apostilas, imagens, canções e etc...

Aperto de canhota e bom proveito!

Especialidades

Saudações amigos, no link abaixo segue todas as especialidades que existem e quais requisitos necessários tirá-los.

Boa Leitura.

Clique aqui para ver as especialidades

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

II Feira Nacional de Projetos Escoteiros


A II Feira Nacional de Projetos Escoteiros é uma iniciativa da União dos Escoteiros do Brasil aberta à participação de qualquer Unidade Escoteira Local (UEL) e Região Escoteira. O objetivo desta ação é de compartilhar experiências de sucesso entre os membros do Movimento Escoteiro, oportunizando o contato de todos com iniciativas que colaboram para o fortalecimento de nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local.

Maiores informações : Clique Aqui!

Tropa Escoteira Zilda Arns, o que acham de fazermos um projeto bacana? Desafio vocês a isso e podem contar com a chefia para isso.

Atividade - 12.02.11 - Caminhada ao Lago do Amor

Estamos começando o ano em 220v e para gastar toda essa energia a tropa escoteira no dia 12 de fevereiro irá fazer uma caminhada ao Lago do Amor, partindo do Parque Ayrton Senna. Serão 10 km ao todo, com estimativa de 40 minutos de na ida e na volta. No percurso os escoteiro farão provas de fotografia, catálogo de pontos municipais, ruas e etc... e por lá faremos um delicioso picnic. Tudo isso contando com um carro de apoio para qualquer necessidade e que também fara o transporte dos sucos, tortas e bolos. Chefe Nelson irá dirigindo, (nham nham nham) vamos ver o que vai sobrar - kkkkkkk

Bem é isso, Tropa Escoteira se hidratem pois a caminhada será longa.

Sempre Alerta!

O que é a Defesa Civil?

A defesa civil ou proteção civil (AO 1945: protecção civil) é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Dependendo do país e da época, a defesa civil é também referida por termos como "defesa passiva", "segurança civil" ou "gestão de emergências"

Definição

Em geral, a defesa ou proteção civil constitui o processo contínuo pelo qual todos os indivíduos, grupos e comunidades gerem os perigos num esforço de evitar ou de amenizar o impacto resultante da concretização daqueles perigos. As ações a tomar dependem em parte das percepções do risco por parte dos a ele expostos. Uma defesa ou proteção civil eficiente baseia-se na integração de planos de emergência, com envolvimento de agentes governamentais e não governamentais a todos os níveis. As atividades desenvolvidas a qualquer nível irão afetar os outros níveis. É comum colocar a responsabilidade pela defesa ou proteção civil governamental a cargo de instituições especializadas ou integrada na estrutura convencional dos serviços de emergência. Contudo a defesa ou proteção civil deverá começar no nível mais baixo e só deverá passar para o próximo nível organizacional quando os recursos do nível antecedente estiverem esgotados.

Início

Com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, e principalmente, após o afundamento, na costa brasileira, dos navios de passageiros Arara e Itagiba, totalizando 56 vítimas, o Governo Federal Brasileiro, em 1942, criou o primeiro esboço de Defesa Civil.
Estabeleceu o Serviço de Defesa Passiva Antiaérea, criou a obrigatoriedade do ensino da defesa passiva em todos estabelecimentos de ensino, oficiais ou particulares, existentes no Brasil.
Em 1943, a denominação de Defesa Passiva Antiaérea foi alterada para Serviço de Defesa Civil, sob a supervisão da Diretoria Nacional do Serviço da Defesa Civil, do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, extinto em 1946.
Foram criadas as Diretorias Regionais de Defesa Civil nos Estados, Territórios e Distrito Federal.

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Defesa_civil

Maiores informações
Defesa Civil Nacional: http://www.defesacivil.gov.br/index.asp

Defesa Civil Estadual (MS): http://www.defesacivil.ms.gov.br/

Alerta 199: http://www.alerta199.com.br/

Escoteiros vocês podem tirar a especialidade de DEFESA CIVIL, procure informações com sua chefia, para maiores detalhes : CLIQUE AQUI!

Iniciamos nossas atividades - obaaaaaaaaaaaa

Amigos, já estamos nos reunindo aos sábados das 14:30 ás 17:00 no Parque Ayrton Senna. Venha conhecer nosso grupo, será um grande prazer tê-lo conosco.
Veja mais informação Clicando aqui!

26º MUTECO - QUEIMA DE LIXO

Durante  a Tarde de 1º de julho de 2017, no 26 Muteco,  a patrulha Buldog junto com a Patrulha Leão produziram um vídeo sobre a queima do li...