sexta-feira, 29 de abril de 2011

NOTÍCIAS NO BLOG

Amigos, como vocês tem notado o blog esta a muito tempo sem notícias atualizadas e gostaria de expressar o motivo, infelizmente meu notebook foi furtado e todo o material que eu possuia sobre o escotismo (o que não era pouco) foi perdido e também me impossibilita coletar, pesquisar, perguntar e saber quais notícias vocês desejam aqui, pois vocês estão em casa, aqui é a nossa casa.


Mas neste momento eu sorrio para a dificuldade e em breve outros amigos escoteiro colaborarão com novas notícias.

Se alguém desejar fazer a doação de um notebook usado para o nosso grupo favor entrar em contato comigo nelson1000@gmail.com

Grato.

domingo, 3 de abril de 2011

Canção da Despedida

Amigos, é marcante em um acampamento fechar com chave de ouro a "Canção da Despedida". Lágrimas e emoções são imediatas as primeiras palavras desta música. Soluços contidos e rostos molhados fazem desta música um momento que todos imortalizam em seus corações. Mas de onde vem essa canção? Ela é assim em outros países? Quantas versões existem? Bem como eu sou curioso e fuçador por natureza fiz uma pesquisa e encontrei informações que vocês não vão acreditar.


Vamos lá...


mofb3179[1]No dia 23 de abril de 1960, em homenagem a União dos Escoteiros do Brasil, o TRIO IRAKITAN lançou o LP "Sempre Alerta", hoje uma raridade, com canções tradicionais escoteiras e entre elas está a canção de despedida.

Escute AQUI! a canção de despedida

A canção de despedida foi inspirada no POEMA IRLANDÊS "Auld Lang Syne", É um poema escocês escrito por Robert Burns em 1788. Foi ajustada para uma tradicional melodia popular, bem conhecida em países ingleses e é muitas vezes cantada para comemorar o início do ano novo. Em países como Estados Unidos e Reino Unido, é conhecida popularmente "The Song that Nobody Knows"' (em português: A Música que Ninguém Conhece) porque, apesar de sua melodia ser muito conhecida, poucos conhecem a letra da canção até o final


Conheça toda a história desse emocionante poema AQUI! (fonte wikipédia)

E somos privilegiados pois somente aqui no Brasil temos essa canção (me corrijam se estiver errado).


Bem, agora que sabemos um pouco sobre essa canção vou lhes mostrar de onde veio a minha inspiração para essa matéria...


Parabéns a TROPA SIOUX

O que um chefe não passa.... KKKKKKKKKKKKKK


Para béns aos vídeos criados pelo escoteiro "chefe" carlos do GE ACC 87ºMG, além de engraçados eles são a realidade passada no dia a dia escoteiro. Convido a todo a assistirem todos os vídeos.

blog do grupo CLIQUE AQUI!

10 Leis Escoteiras

Sistema de Patrulhas

conselho_patrulha
Vida em Equipe
Corresponde à base do funcionamento do Movimento Escoteiro Criada por Baden Powell e empregada pela primeira vez, na prática, no acampamento da Ilha de Browsea em 1907.

Originariamente empregada para a faixa etária correspondente ao Ramo Escoteiro.

Aplicar o Sistema de Patrulha corresponde ao exercício contínuo do processo democrático de cooperação e liderança.


O Monitor

Funções:

•Coordenar as atividades de Patrulha

•Criar o espírito de Patrulha

•Cuidar do aprimoramento técnico dos membros

•Participar da Corte de Honra

Para criar um clima de camaradagem e colaboração na patrulha, o monitor deve:

•Conhecer seus membros

•Ser amigo de cada um dos membros

•Ser um exemplo

•Ser um instrutor

•Colaborar na direção da Tropa

Conselho de Tropa

É uma reunião formada por todos os Escoteiros ou Escoteiras, Seniores ou Guias, dirigida pelo Presidente da Corte de Honra.

Ele se reúne formalmente para:

•sugerir atividades para o planejamento anual

•avaliar atividades ocorridas

•emitir opiniões sobre decisões importantes da Tropa

Corte de Honra

É o "Governo da Tropa".

É composta pelos Monitores e, eventualmente pelos submonitores.

É dirigida por um dos monitores ,eleito pelos demais para presidi-la. As decisões são tomadas pelo consenso entre os monitores. Os submonitores e Chefes presentes não têm direito a voto.

Deve se reunir formalmente ao menos uma vez por mês. Em acampamentos deve se reunir diariamente, de preferência ao final do dia.

Freqüentemente os monitores planejam e dirigem parte da atividade. Mesmo assim, uma parte da programação deve conter algum elemento surpresa preparado pela Chefia.

É importante que os monitores avaliem as atividades ocorridas junto com a Patrulha e, posteriormente, na Corte de Honra.

Decide sobre a intensidade e os objetivos das competições entre as patrulhas e sobre as premiações tais como, bandeirolas de eficiência.

As atas as reuniões são lavradas num livro próprio por um de seus membros, designado escriba, ficando o livro sob a guarda do Chefe de Tropa.

O Diretor Presidente, como responsável por todas as atividades que ocorrem no Grupo, pode participar da Corte de Honra sempre que julgar necessário.


Conselho de Patrulha


É a parte formal de uma reunião de patrulha dirigida pelo monitor.

É a ocasião em que cada um apresenta suas idéias e desejos para atividades e procedimentos a serem seguidos pela patrulha.

As decisões são tomadas, sempre respeitando a vontade da maioria, mesmo que seja diferente da vontade do monitor.

A patrulha registra as decisões tomadas e os compromissos assumidos em um livro de ata.

O Conselho de Patrulha também se preocupa com o progresso de seus membros, procura traçar planos para auxiliá-los e incentivá-los a vencer suas dificuldades.

A partir das resoluções aprovadas no Conselho de Patrulha, o monitor está preparado para participar da Corte de Honra.

Encargos da Patrulha

Na Sede:

•Monitor

•Submonitor

•Almoxarife (responsável por organizar caixa de patrulha, barraca e tudo o que for material da patrulha)

•Secretário (auxiliar do administrador)

•Tesoureiro (responsável por cuidar do dinheiro da patrulha, incentivando a economia e ações de captaçao de dindin)

•Administrador (colaborar com idéias de ações sociais, esportivas, culturais, ter conhecimento dos recursos financeiros do grupo, saber dos ítens de acampamento, caixa de patrulha, conhecer as progressões dos integrantes da patrulha e etc..)

•Bibliotecário (guardião da literatura técnica da patrulha, zelando por sua organização, manutenção e utilização)

•Recreacionista (é o que cuida dos jogos e brincadeiras na patrulha, incentiva a ação ao ar livre, busca novas atividades)

No Campo:

•Monitor

•Submonitor

•Almoxarife

•Intendente

•Cozinheiro (responsável pelo "rango" da patrulha, tendo o conhecimento de cozinha mateira e como montar um cardápio pelo número de integrantes da patrulha)

•Auxiliar de Cozinha

•Sanitarista (tendo conhecimento de pioneirias, é o integrante que sabe onde e como montar sanitários para uso em banho, mictórios e etc...)

•Aguadeiro (especialista em "matar a sede" da patrulha como também em filtrar água em fontes de água duvidosa)

•Enfermeiro (é o socorrista da patrulha, responsável por manter todos os cuidados de primeiros socorros de forma ágil, organizada e segura)

Outro material muito legal você encontra AQUI!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ponta de Flecha - Está Próximo

Ponta de Flecha é o nome que se dá a um acampamento escoteiro que se faz exclusivamente com monitores e sub-monitores. Nesse tipo de acampamento objetiva-se o adestramento desses jovens no comando de suas patrulhas através do Sistema de Patrulhas. São realizadas palestras, jogos e atividades diversas envolvendo o aprendizado da cozinha mateira, construção de bivaques, execução de pioneirias, sinais de pistas, etc.

Aguardem....

Lembrando que os lobinhos que irão fazer a passagem no próximo acampamento terão uma noite "inesquecível" AAAAAAAAAAAuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Scoutface você conhece?

Bem pessoal, todo mundo manja de orkut, twitter, facebook e muitos outros sites de mídia social (sites de relacionamento em massa). Mas o que poucos sabem é que existe um "orkut" exclusivo de ESCOTEIRO chamado SCOUTFACE.

O Scoutface é um site em inglês, mas é bem fácil de mecher pois a familiaridade com o orkut é imensa, totalmente gratuíto, tem mostrador de quantos escoteiros por país estão cadastrados e o nosso querido BRASIL lideram com mais de 4.00 escoteiro e como de costume vc irá se relacionar com escoteiros do mundo todo.

Fica a dica pra vocês. SCOUTFACE.

Para acessarem o Scoutface CLIQUE AQUI!

José Alencar rumo ao grande acampamento

Amigos escoteiros, recentemente tivemos a triste notícia do falecimento do ex-vice presidente José Alencar e para o conhecimento de poucos o mesmo era um escoteiro. Bacana não?

Conheça a história de nosso irmão mais velho escoteiro José Alencar CLIQUE AQUI!

Para saber sobre a vida escoteira de nosso nobre irmão mais velho CLIQUE AQUI

26º MUTECO - QUEIMA DE LIXO

Durante  a Tarde de 1º de julho de 2017, no 26 Muteco,  a patrulha Buldog junto com a Patrulha Leão produziram um vídeo sobre a queima do li...