sexta-feira, 3 de junho de 2011

Progressão - Tropa Escoteira

As etapas de progressão têm por finalidade motivar, pelo reconhecimento, o avanço dos jovens na
conquista de seus objetivos pessoais. São quatro as etapas de progressão, cujos nomes têm um sentido simbólico e cujos distintivos são concedidos pela Corte de Honra, por proposta do escotista  responsável pelo acompanhamento de cada jovem e cujo uso é finalmente autorizado pela Diretoria do  Grupo.


PISTA
A primeira fase de toda a exploração é seguir as pegadas, os rastros, indícios e sinais deixados pelas pessoas, pelos animais e pelos fatos e que, mais ou menos ocultos entre as coisas de todos os dias, nos desafiam a segui-los, partindo para a aventura de descobrir novos territórios. Tudo depende de aprender a ver e observar. Deve ser entregue quando o jovem começa a trabalhar com os objetivos  pessoais correspondentes ao período dos 11 aos 13 anos, segundo a idade de ingresso e dependendo do número de objetivos que tenha conquistado antes do ingresso, como se depreende do que se estabelece para a etapa seguinte.

TRILHA
As pistas nos levam a descobrir novos caminhos que, provavelmente, já foram percorridos por outros, mas que são desconhecidos para nós. São caminhos estreitos, escarpados, sinuosos, que sobem e descem, mas que encerram a esperança de que, em uma de suas curvas, se abrirão sobre campos extensos e abertos que nos mostrarão com mais clareza onde estamos e para onde vamos. Deve ser entregue quando o jovem conquistou aproximadamente a metade dos objetivos para a faixa que vai dos 11 aos 13 anos. Isto pode ocorrer antes de seu ingresso e, neste caso, sua progressão já se inicia nesta etapa, ou depois de algum tempo de permanência na Tropa, conquistando objetivos na etapa anterior.

RUMO
Quando a trilha se abre sobre o vale e vemos mais clara nossa rota, podemos recorrer à bússola,  observar a rosa dos ventos e definir, no plano do horizonte, a direção que seguiremos. Nosso caminho se alarga e sabemos exatamente por onde vamos prosseguir para chegar ao propósito que fixamos. Deve ser entregue depois que o jovem tenha alcançado a quase totalidade dos objetivos pessoais para a faixa dos 11 aos 13 anos. Isto pode ocorrer antes do seu ingresso, e neste caso a progressão se inicia nesta etapa, ou depois de um tempo de permanência na Tropa, conquistando objetivos na etapa anterior.

TRAVESSIA
Para um homem ou uma mulher que sente o chamado para seguir continuamente na exploração de novas terras, a busca nunca termina e sua missão nunca se conclui, mesmo que deva enfrentar as montanhas mais altas, atravessar o deserto mais inóspito ou cruzar os mares, atrás de novas  experiências e aprendizagens, tentando sempre superar a si mesmo. Entregue no momento em que o jovem conquistou com êxito aproximadamente a metade dos objetivos pessoais para a faixa dos 13 aos 15 anos. Embora não seja muito freqüente que, no momento do ingresso, os jovens comecem sua progressão nesta etapa, isso poderia acontecer se, durante o período introdutório e atendendo a sua idade e a seu nível de desenvolvimento, se entende que o jovem já alcançou o número de objetivos mencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

26º MUTECO - QUEIMA DE LIXO

Durante  a Tarde de 1º de julho de 2017, no 26 Muteco,  a patrulha Buldog junto com a Patrulha Leão produziram um vídeo sobre a queima do li...