quinta-feira, 10 de março de 2011

Fogo de Conselho

Origens

As fogueiras ao ar livre já existiam muito antes do fundador ter imaginado o Escotismo. Seus efeitos mágicos e práticos acompanham o homem desde a sua origem até hoje. Essa origem se perde no tempo, quando o homem dormia ao ar livre. A luz e o calor espantavam as trevas, o frio e os animais selvagens. Era o local para conversar, cantar, contar estórias ou para planejar caçadas, a paz ou a guerra. Também era o local de reunião dos grupos familiares. Baden Powell, ao criar o Fogo de Conselho, se inspirou em rituais semelhantes. Os índios americanos faziam reuniões em torno das fogueiras, para comentar seus feitos do dia, suas aventuras e suas preocupações. Era ali que eram tomadas as grandes decisões. Já na África, aparecia a figura do “contador de histórias”, o homem que sabia de cor toda a história da tribo e era o guardião de todas as tradições. Era ele quem, nas horas importantes, relembrava os exemplos mais adequados.

Finalidades

Estimula a disciplina: A criança deve aprender a escutar, a aplaudir na hora certa, obedecer com alegria as ordens de sentar, levantar, cantar. Além de sua disciplina em esperar o momento da sua apresentação, bem como a disciplina que deve ter antes, durante o ensaio com a sua equipe (matilha ou patrulha).
Diverte e relaxa: Essa é a finalidade mais óbvia. Depois de um dia no campo, depois de realizar uma série de atividades físicas, nada mais gratificante do que se reunir, contar e escutar algumas boas estórias.
Sociabiliza: A criança se vê forçada a participar como uma peça importante do todo. Mesmo que ela não participe como elemento principal ela é necessária, quer como platéia, quer como elemento secundário. Além disso, todo Fogo de Conselho/Lamparada é uma grande dramatização. É nesse ambiente familiar e amigo que a criança sente-se encorajada a representar, e é através da observação dos outros que ela melhora e passa a reforçar a confiança em si mesma.
Relembra a Fraternidade Mundial: Como uma das nossas mais caras tradições. Além disso o dirigente do Fogo de Conselho/Lamparada, deve lembrar que em algum outro lugar outros escoteiros/lobinhos estão reunidos com a mesma finalidade.
Reforça a mística: Estimula a imaginação, que é o tapete mágico que levará a criança aonde nós queiramos. Uma sala pode virar o que quisermos. É através dela que contaremos estórias e que, principalmente, falaremos sobre lealdade, dever, honra e felicidade de maneira sucinta.
Fortalece o espírito de Seção: É uma atividade exclusiva da seção e passa a ser vivida em conjunto. É um dos pontos mais altos do acampamento/acantonamento, e todos contribuem para isso.
Tipos de Fogo de Conselho quanto à realização De Seção: É a atividade realizada individualmente com os elementos de uma Seção do Grupo Escoteiro (Alcatéia, Tropa ou Clã). As apresentações são por Patrulha ou individuais.
De Grupo: É a atividade realizada conjuntamente com todas as seções do Grupo Escoteiro, ou se a atividade for conjunta com outro Grupo Escoteiro, com todos os participantes do evento. As apresentações são por Seção.
De Relações Públicas: É uma atividade programada com o objetivo de dar ao público, ou a determinada parcela da comunidade, uma amostra desse tipo de atividade escoteira. Acontece, por exemplo, em aniversário do Grupo Escoteiro, comemorações de bairro/cidade, etc. 


mais informações: CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

26º MUTECO - QUEIMA DE LIXO

Durante  a Tarde de 1º de julho de 2017, no 26 Muteco,  a patrulha Buldog junto com a Patrulha Leão produziram um vídeo sobre a queima do li...